terça-feira, 18 de novembro de 2008

As possibilidades de utilização pedagógicos dos aplicativos do sistema operacional Linux

As possibilidades de utilização pedagógica das ferramentas e aplicativos estudados no curso de educação digital(writer, calc, impress e Internet)


O curso a Introdução à Educação Digital, administrada pela professora Suelma Paixão, contribuiu para a inclusão digital dos profissionais da educação do Centro de Ensino Menino Jesus de Praga; buscando familiarizar-nos e preparar-nos para a utilização significativa de recursos de computadores, sistema operacional Linux Educacional softwares livres e os aplicativos: broffice.org writer (editor de texto), broffice.org impress(criação de aulas em slides), broffice.org calc(planilha eletrônica) e Internet, com criação de e-mail e criação de blogs; garantindo o acesso à informação, domínio das linguagens básicas e de programas para, com autonomia, cria conhecimento, elaborar conteúdos, comuninicar-se e expressar idéias, utilizá-los como ferramenta de desenvolvimento e inovação.

No curso reconhecemos a importância das tecnologias em nossas vidas e começamos a compreender a necessidade de cada vez mais aproximarmos a escola do mundo tecnólogico.

Iniciamos o curso com o editor de texto(broffice.org writer) é um aplicativo que os professores devem trabalhar com os alunos para elaborar trabalhos, digitar textos, formatar e arquivar.

Na utilização do aplicativo broffice.org calc(planilha eletrônica), onde criamos planilhas eletrônicas para o planejameto de gastos, controle de recursos, de objetos, de notas de alunos, de mantimentos, de atividades que são bastante comuns na vida escolar e no dia-a-dia. Aproveitando todas as funcionalidades e facilidades de uma planilha eletrônica para realizar essas tarefas de forma mais organizada e prática.

Vimos o aplicativo broffice.org impress(apresentações em slides), onde criamos e apresentamos as nossas aulas em slides, um recurso necessário para o trabalho do docente e também para os alunos. As apresentações em slides, muito usadas em seminários, palestras, reuniões de trabalho e aulas; no curso aprendemos a criar os slides das aulas, utilizando texto, imagens, tabelas e gráficos.

Sobre recursos tecnológicos para comunicação e interação, foi trabalhado a Internet, a criação de e-mail, criação de blogs. No curso foi explicado”O que é internet ?”; o glossário do uso da internet, o acesso a mesma no ambiente educacional Linux, o qual ativa um navegador – iceweasel. A importância da internet na vida das pessoas no dia-a-dia e na escola por professores, alunos e gestores. O uso da internet na educação é um oceano de possibiladades como: navegação, pesquisa, criar e pasar e-mail, blogs, bate papos e outros.

A internet vem influenciando a maneira das pessoas trocarem informações, conversar, comunicar, buscar informações e etc. O rádio, o telefone, a televisão, o dvd – todas essas tecnologias contribuíram para tornar a transmissão da informação, do conhecimento e a comunicação mais rápida, mas é a internet que vem roubando a cena quando os assuntos são o acesso rápido a qualquer tipo de informação e a velocidade da informação e da comunicação.

As possibilidades pedagógicas dos aplicativos do sistema operacional Linux são muitas, ou melhor, para aplicação do ensino-aprendizagem nas diversas disciplinas e variados conteúdos, podemos usar as aulas em slides, para apresentação, que facilita a visualização do assunto, dos exemplos e uma melhora na aprendizagem. No editor de texto podemos usar para que o aluno crie diversos tipos de textos e formatos de apresentação. Já na planilha eletrônica, além de criar planilha de um orçamento familiar e outras, também começa a conhecer o aplicativo para usa-lo futuramente em seu trabalho.

Um comentário:

Suelma disse...

parabéns professor Rosivaldo pela sua produção. Está excelente!Contempla significativamente o que foi solicitado. Aguardo a 2ªatividade.
Um abraço da Multiplicadora Suelma.